Fonte: Mochileiros.com
Umas das perguntas mais frenquentes dos mochileiros iniciantes é “Quanto vou Gastar para passar tantos dias em tal lugar?”. Esta pergunta é impossível de ser respondida, visto que cada viajante possui um padrão de gasto diferente, por exemplo, enquanto uns andam a pé outros vão de táxi, uns acampam e outros ficam hotéis de bom nível. Portanto, para uma viagem independente bem sucedida, é essencial ser capaz de prever o quanto irá gastar na viagem.
A melhor maneira de realizar este cálculo é através de uma planilha de custos, que pode ser montada no Excel. Vamos ver como construí-la.
Na sua planilha as linhas vão conter os dias de viagem enquanto as colunas apresentarão os diferentes tipos de gastos. Os gastos são divididos em várias categorias: hospedagem, alimentação, transportes, passeios, entradas e total. Esses gastos variam de acordo com o estilo da viagem, podendo envolver caronas e hospedagem em casas de outros mochileiros.
O próximo passo é começar a preencher a planilha, e para isso vai precisar de muita pesquisa. Aqui no mochileiros.com as melhores referências para preços atualizados sobre vários destinos estão na seção de Relatos de Viagem (procure os relatos mais recentes pois costuma haver grande variação de preços). Pesquise também no fórum do estado brasileiro ou país que você quer visitar. Insira as informações no quadro correspondente.
Após completar cada linha de um dia você soma os valores e insere na cédula do total daquele dia. Ao completar toda a tabela some toda a coluna do total para ver o custo estimado de sua viagem.
Exemplo de planilha pronta:
Umas das perguntas mais frenquentes dos mochileiros iniciantes é “Quanto vou Gastar para passar tantos dias em tal lugar?”. Esta pergunta é impossível de ser respondida, visto que cada viajante possui um padrão de gasto diferente, por exemplo, enquanto uns andam a pé outros vão de táxi, uns acampam e outros ficam hotéis de bom nível. Portanto, para uma viagem independente bem sucedida, é essencial ser capaz de prever o quanto irá gastar na viagem.
A melhor maneira de realizar este cálculo é através de uma planilha de custos, que pode ser montada no Excel. Vamos ver como construí-la.
Na sua planilha as linhas vão conter os dias de viagem enquanto as colunas apresentarão os diferentes tipos de gastos. Os gastos são divididos em várias categorias: hospedagem, alimentação, transportes, passeios, entradas e total. Esses gastos variam de acordo com o estilo da viagem, podendo envolver caronas e hospedagem em casas de outros mochileiros.
O próximo passo é começar a preencher a planilha, e para isso vai precisar de muita pesquisa. Aqui no mochileiros.com as melhores referências para preços atualizados sobre vários destinos estão na seção de Relatos de Viagem (procure os relatos mais recentes pois costuma haver grande variação de preços). Pesquise também no fórum do estado brasileiro ou país que você quer visitar. Insira as informações no quadro correspondente.
Após completar cada linha de um dia você soma os valores e insere na cédula do total daquele dia. Ao completar toda a tabela some toda a coluna do total para ver o custo estimado de sua viagem.
Exemplo de planilha pronta:
Nenhum comentário:
Postar um comentário