Banner

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dicas para um planejamento do roteiro

Olá galera!
As vezes muita gente fica totalmente perdida tentando preparar o 1º mochilão (e às vezes o 2º, 3º), com muitas dúvidas de como começar.


Vamos lá então:

1º passo:

Antes de mais nada é preciso saber para onde eu quero ir! Sim, existem pessoas que não vêem a hora das férias chegarem, mas não fazem a menor idéia do lugar para onde querem ir! Existem destinos nacionais que custam mais caro que algumas viagens internacionais, e alguns lugares que ficam muito próximos de nossa cidade, mas às vezes nunca prestamos atenção, portanto a melhor coisa é: Ler muito a respeito de destinos em diversos sites, revistas e jornais.
Depois de decidir o destino, agora posso dar o 2º passo.

2º Passo:

A escolha do destino não significa que já está tudo pronto para calcular os custos. A partir de agora é preciso traçar o roteiro da viagem.
Mesmo que seja escolhida uma única cidade como destino um bom roteiro significa melhor gasto do dinheiro (não necessariamente mais economia, mas uma melhor relação custo-benefício).
Aqui entram alguns fatores como: melhor data de saída, melhor caminho a percorrer, lugares interessantes para visitar, etc.
Por exemplo: se for possível escolher a data para tirar as férias, é muito bom pesquisar uma emenda com algum feriado (já consegui transformar férias de 30 dias em 40!!).

Com um mapa em mãos (ou na tela do computador) tudo fica mais fácil, pois dá pra traçar uma linha com o roteiro a ser seguido e poder perceber se essa escolha é mais ou menos cansativa, se dá pra fazer tudo com calma e prazer (afinal, é pra aproveitar a viagem!)

Lembrando sempre que: roteiros são uma direção, mas nunca uma obrigação! Eles ajudam, mas podem ser modificados antes e durante as viagens, conforme as vontades e necessidades de cada um!!

3º Passo:

Em complementação ao roteiro estão as atividades que se pode fazer em cada lugar. Algumas pessoas confundem essas atividades com o roteiro em si, mas é interessante ter o roteiro de lugares e o planejamento das atividades paralelamente, sendo unidos depois. Tenha em mente o que vc quer fazer em cada lugar que vai passar (visitar museus, ir a baladas, esquiar, fazer trilha, etc...)

Exemplo: vc vai para La Paz na Bolívia (cidade incluída em seu roteiro) e lá pretende fazer o passeio ao Chacaltaya e ao Vale de La Luna, o DownHill de Bike, visita a Tiahuanaco e umas visitas a museus. Para realizar tudo isso são necessários alguns dias (4 a 5) e, portanto, esse tempo tem que ser colocado no roteiro.

Portanto o Roteiro final leva em conta os lugares e o tempo.
OBS.: é muito importante incluir o tempo de deslocamento entre as cidades a serem visitadas, o que vai interferir diretamente em dois fatores: tempo total de viagem e valor gasto com os meios de transporte (conforme vamos ver adiante).

4º Passo:

Roteiro pronto! Atividades escolhidas! Agora é hora de pesquisar as opções de hospedagem, alimentação (além é claro de baladas, compras, etc.).
Nesse momento conta muito o seu padrão de exigência, que difere do padrão de outras pessoas e pode tornar sua viagem mais cara ou mais econômica.
A maioria dos mochileiros costuma se hospedar em hostels econômicos, mas mesmo entre eles existe diferenças cruciais, como o agito, a limpeza, e também o preço.
Quanto à alimentação, algumas pessoas preferem comer lanche ou cozinhar suas refeições para baratear os custos, enquanto outras procuram comer em lugares melhores (o que também pode ser parte importante de uma viagem). Tudo isso é também muito pessoal e, pesquisando, é possivel conseguir ótimas dicas para qualquer que seja a sua preferência!
Uma coisa interessante em relação às dicas de compras: algumas pessoas colocam endereços de lugares para compras, indicando como sendo uma verdadeira pechincha, mas é importante ter cuidado, pois muitas vezes a pechincha é em relação ao padrão daquela determinada pessoa. O mesmo acontece com restaurantes, baladas, etc.
Tenha consciência que a experiência é diferente para cada pessoa!!! Vou dar um exemplo: eu fui a um parque aquático no nordeste e achei excelente!! Me arrependi de ter ficado apenas um dia lá! Indiquei para uma colega de trabalho que foi ao mesmo destino e ela detestou o parque!!!
As dicas são válidas, mas a experiência pessoal é o que vai valer!!!

5º Passo:

Com o roteiro, as atividades e o tempo necessário para a viagem previamente anotados, é possível definir quais os meios de transporte ideais.
Aqui tudo começa a se afunilar, pois definir os meios de transporte tem que levar em conta vários fatores, como por exemplo:
- tempo total das férias;
- recursos financeiros disponíveis;
- necessidade, ou não, de agilidade entre destinos;
- nível de exigência do viajante;
- dificuldades ou barreiras naturais do trajeto;
- opções de transporte disponíveis.
- horários ideais;

Dependendo do(s) destino(s) é possível montar um mix com vários tipos de transporte, para otimizar o tempo e diminuir o cansaço.

6º Passo:

É hora de fazer as contas!
Com o máximo de informações, dá pra fazer uma boa estimativa de custos. Nesse momento é necessária muita paciência para contabilizar valores de passagens (ou combustível), nº de diárias, valores aproximados das refeições, ingressos, passeios, etc.
Alguns mochileiros (como eu... hehehe) costumam colocar esses cálculos em uma planilha, que pode ser bem simples, e possível de ser modificada a qualquer tempo.
Esse orçamento ajuda muito, principalmente na hora de decidir por um passeio que estava fora do previsto ou então fazer aquelas compras irresistíveis!

7º Passo:

Todo o planejamento pode ir por água a baixo se não forem levados em consideração algumas coisas importantes:
- O local de destino exige passaporte, ou algum seguro em especial?
- É preciso tomar algum tipo de vacina?
- Qual o tipo de roupa ideal para o lugar/época onde vou?
- É necessário levar algum tipo de equipamento (barraca, saco de dormir, fogareiro...)?
- A cultura do lugar é muito diferente da minha?


O tópico ainda será editado!!
Peço que todos os que puderem e quiserem, colaborem para melhorar este tópico, com mais dicas e comentários!

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário